Pacto pela Democracia lança ferramenta para mapear desinformação nas eleições

Usuários podem contribuir com o envio de conteúdo pelo Whatsapp

broken image

O Pacto pela Democracia, coalizão que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, lançou no mês de setembro o Confia, um serviço via whatsapp que mapeará a desinformação sobre o processo eleitoral em circulação.

Por meio de um chatbot, via whatsapp, qualquer pessoa poderá enviar as notícias falsas e discursos de ódio sobre o processo eleitoral brasileiro e as eleições de 2024. Serão aceitos formatos de mensagens de texto, vídeos, links ou fotos.

O objetivo do serviço é mapear esse conteúdo, identificar as narrativas e grupos que buscam desestabilizar a democracia e, a partir de então, desenvolver ações e estratégias para a defesa da democracia, visando principalmente as eleições presidenciais de 2026. Além disso, o Confia visa promover o engajamento das pessoas em torno da desconstrução das notícias falsas.

“Mapear, classificar e analisar os processos de desinformação que estão circulando nas eleições municipais de 2024 permitirá à sociedade civil criar contranarrativas e também estratégias eficazes para atuar pela defesa da integridade das eleições e pela defesa das instituições democráticas em futuros processos eleitorais - principalmente nas eleições presidenciais de 2026”, afirma Flavia Pellegrino, coordenadora executiva do Pacto pela Democracia.

O ConfiA é uma ação liderada pelas organizações do Pacto pela Democracia, em parceria com o Meedan, uma organização sem fins lucrativos especializada em desenvolver ferramentas digitais para a confiabilidade e a acessibilidade na distribuição de informações.

Como funciona o Confia

O usuário que identificar um conteúdo de desinformação encaminhará para o número de Whatsapp +55 71 40404119 uma mensagem, print de tela, link de notícia ou imagens Esse conteúdo irá para uma base de dados que integrará os relatórios.

Pelo contato também será possível solicitar conteúdos confiáveis e seguros sobre o processo eleitoral. Para mais informações, acesse o site: pactopelademocracia.org.br/confia