Lei de Segurança Nacional, #DemocraciaPraElas e mais

· Newsletter,Ed 131

Conteúdos #pelademocracia

Anulação Na última segunda-feira (8), o ministro do STF Edson Fachin anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato, tornando-o novamente elegível. Em reportagens, cientistas políticos avaliam o impacto de uma eventual candidatura de Lula nas eleições de 2022 e qual seria o tom adotado.

Lula Os podcasts "Café da Manhã", da Folha de S.Paulo, e "O Assunto", do G1, analisam a decisão jurídica do ministro Edson Fachin e como a entrada de Lula pode alterar o jogo político.

Eleições Reportagem analisa como o discurso do presidente Jair Bolsonaro, de colocar em xeque o sistema eleitoral e questionar uma eventual derrota nas urnas, o aproxima de outros líderes populistas e ameaça a democracia brasileira.

Direitos Humanos Diagnóstico sobre o Brasil, publicado na última sexta-feira (5) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), denuncia o racismo institucional, a discriminação estrutural, aponta a polícia como "uma das mais letais do mundo" e alerta para relação promíscua entre milícias e Estado.

Lei de Segurança Nacional Podcast "Entretanto", apresentado por Laura Carvalho, professora de economia da USP, e Renan Quinalha, professor de direito da Unifesp, discute a Lei de Segurança Nacional, desde sua promulgação na Ditadura Militar até sua utilização para proteger o Estado de Direito pelo STF diante de ameaças e ataques autoritário.
 

Participação política Para entender como transformar a indignação contra o negacionismo do presidente Jair Bolsonaro em ações efetivas, reportagem ouviu cientistas políticos e lideranças da sociedade civil, como o coordenador do Programa de Democracia da Fundação Tide Setubal, Marcio Black, e a cofundadora e diretora do Instituto Update, Beatriz Della Costa.
 

Censura Podcast aborda a investigação contra os professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que criticaram o presidente Jair Bolsonaro em eventos transmitidos pela internet. O fato foi destaque no Diário de Ataques, plataforma do Pacto pela Democracia.

#DemocraciaPraElas

Campanha Na última segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Pacto pela Democracia lançou a campanha #DemocraciaPraElas, que trará conteúdos, debates e ações que olhem para a representação feminina nos espaços de poder, a crescente violência política de gênero e como esses temas se relacionam com a democracia. Acompanhe em nosso Twitter, Facebook e Instagram.

Violência política de gênero A doutora em sociologia pela USP, integrante da Sempreviva Organização Feminista e militante da Marcha Mundial das Mulheres, Tica Moreno, analisa a decisão do Conselho de Ética da Alesp que reconhece importunação sexual do deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) contra a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP), mas indica impunidade.
 

Mobilização Campanha organizada por pessoas físicas e organizações da sociedade civil está pressionando os membros do Conselho de Ética da Alesp pela cassação de Fernando Cury. Acesse e ajude na mobilização!

Mulheres na política Levantamento coordenado pelo Instituto Vamos Juntas aponta que, embora sejam vasta minoria no Congresso, na média, parlamentares mulheres produzem e aprovam mais projetos de lei do que os homens.
 

Plataforma Iniciativa da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - ABONG, a plataforma "Somos Todas Feministas" reúne diversas iniciativas da sociedade civil sobre a luta das mulheres.

Pesquisa Realizada pela Rede Nossa São Paulo e pelo IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria, a pesquisa “Viver em São Paulo: Mulher” traz dados sobre a percepção da população paulistana acerca de questões como violência de gênero, divisão de tarefas, entre outras.
 

Violência doméstica Durante o ano de 2020, em que o isolamento social por conta da pandemia fez a violência contra a mulher aumentar, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos teve o menor investimento em ações de proteção dos últimos dez anos.
 

História Reportagem da Revista AzMina apresenta a trajetória de cinco mulheres negras que marcaram a história do Brasil.

Pobreza menstrual Plataforma #LivreParaMenstruar, do Girl Up Brasil, traz dados inéditos sobre pobreza menstrual no Brasil, o advocacy feito por meninas por projetos de lei em 10 estados e a chamada para pressão pela aprovação de novos PLs sobre o tema.

Novidades da rede do Pacto

Processo seletivo A Jornada RenovaBR, processo seletivo do RenobBR, está com as inscrições abertas até o dia 22 de março para o seu primeiro ciclo.

Diversidade racial O jornal Nexo lançou o seu Programa de Diversidade Racial na Comunicação, com 10 bolsas para estudantes negros de jornalismo durante 10 meses, com dedicação de 12 horas semanais. Acesse e saiba mais!

Oportunidades A Human Rights Watch busca um profissional na área de Captação de recursos e desenvolvimento institucional e a Porticus está com uma vaga na área de desenvolvimento ambiental.

Vagas O GIFE está com inscrições abertas até o dia 31 para as vagas de Coordenação de Comunicação, Coordenação de Relacionamento e Analista de Conhecimento. Já a Fundação Lemann está com vagas para Analista de Projetos e Estágio em Políticas Educacionais.