Rede do Pacto se reúne para dar início às aulas inaugurais da agenda Democracia Forte

broken image


No dia 13 de julho, a rede do Pacto pela Democracia se reuniu em São Paulo para celebrar os 6 anos do Pacto e dar o pontapé inicial nas aulas inaugurais do Democracia Forte, a agenda de proteção da democracia que é o foco do Pacto este ano.

Durante o evento, foi promovido um espaço de reflexão sobre a defesa da democracia em nível global, com a participação dos jornalistas Fernando Barros e Silva, editor da Revista Piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina, e Ana Luiza Albuquerque, repórter política da Folha de São Paulo e apresentadora do podcast Autoritários.

O evento reuniu mais de 90 representantes de organizações da rede do Pacto, e os jornalistas apresentaram reflexões sobre como a sociedade civil pode promover uma agenda progressista frente ao avanço da extrema direita e ao descrédito das instituições democráticas a nível nacional.

Agenda Democracia Forte

A Agenda Democracia Forte é uma iniciativa do Pacto pela Democracia para a proteção do Estado Democrático de Direito no Brasil. Estruturada em oito pilares fundamentais, essa agenda busca promover reflexões e sugerir medidas para proteger a democracia no Brasil, tornando-a menos vulnerável às investidas autoritárias. A Agenda Democracia Forte age como "uma vacina democrática contra avanços autocráticos", visando proteger o Estado Democrático de Direito brasileiro e criar anticorpos contra possíveis tentativas de golpe, tanto no presente quanto no futuro.