Pacto pela Democracia lança Guia para defender e garantir a integridade dos processos eleitorais

broken image

O Pacto pela Democracia lança nesta quinta-feira (25) a primeira edição dos seus “Guias pela Democracia”. A edição inaugural foca na defesa dos processos eleitorais, baseando-se na experiência de articulação e coordenação de esforços nas eleições de 2022. O material apresenta um histórico da atuação da coalizão em defesa do processo eleitoral, além de fornecer dicas e orientações sobre como organizações podem realizar ações semelhantes. Essas ações incluem monitoramento, definição de estratégias e articulação multissetorial.

O guia é resultado dos aprendizados da rede do Pacto pela Democracia, que trabalhou para defender a integridade do sistema eleitoral brasileiro frente aos ataques de um líder autocrático, à disseminação de desinformação e outras ameaças. A sociedade civil brasileira uniu esforços para desenvolver ações inéditas, abordadas no guia, que foram essenciais para garantir a integridade do processo eleitoral naquele ano.

“A articulação promovida pelo Pacto pela Democracia durante o processo eleitoral de 2022 culminou na mobilização de um grupo inédito de atores, agregando às ações de sua rede de mais de 200 organizações da sociedade civil, também juristas e acadêmicos, movimentos sociais e entidades sindicais, além de entidades e figuras de relevância histórica na luta pela democracia no país. Por meio de ações tanto públicas quanto nos bastidores, essa configuração inédita aproximou pessoas e causas, fortalecendo os resultados das ações da sociedade civil em defesa da democracia e do processo eleitoral”, afirma Margarida Gorecki, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Pacto pela Democracia.

 

Defesa do sistema eleitoral e fortalecimento da democracia global

A interferência e ataques aos processos eleitorais tem sido uma das estratégias mais utilizadas por líderes autocráticos ao redor do mundo, o que prova a importância de uma coordenação contínua para a defesa da democracia, antes e depois dos pleitos. Diante desse cenário, o Guia busca inspirar organizações em diferentes países a adaptar e implementar as estratégias adotadas pelo Pacto em 2022 aos seus próprios contextos, garantindo eleições íntegras e democráticas.

 

“Temos recebido solicitações para que esta história, suas estratégias e aprendizados sejam compartilhados, de modo a inspirar outros movimentos pró-democracia no Brasil e internacionalmente. Acreditamos que compartilhar as estratégias e os passos adotados neste processo pode estimular e fornecer ferramentas para que outros atores, coletivos e organizações aprimorem suas estratégias no enfrentamento a desafios semelhantes”, complementa Gorecki.

 

Até 2025, o Pacto pela Democracia lançará novas edições da série, que cobrirão temas como a formação de coalizões pró-democracia e estratégias de mobilização ágil contra ataques ao Estado Democrático de Direito.

Você pode acessar o Guia neste link