Pacto pela Democracia é finalista do Prêmio World Justice Challenge por suas ações em defesa do processo eleitoral de 2022

broken image


O Pacto pela Democracia é uma das 30 organizações finalistas, entre mais de 400 iniciativas de 109 países, no prestigiado prêmio World Justice Challenge, da iniciativa World Justice Project, na categoria “Processo Eleitoral”. Este reconhecimento internacional destaca os esforços realizados pela coalizão para proteger a integridade das eleições no Brasil em 2022, em meio a crescentes ameaças à democracia e a realização de eleições íntegras.

 

"O Pacto estar entre os finalistas do World Justice Challenge é um reconhecimento incrível do trabalho primoroso e incansável que a sociedade civil e a nossa rede, em particular, empreendeu para defender a integridade do processo eleitoral brasileiro em 2022. O ineditismo e a assertividade das estratégias que criamos e dos diversos atores sociais que articulamos merecem ser destacados nacional e internacionalmente, e evidenciam a força, a resiliência e a capacidade da sociedade civil na luta pela defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito. Nossa contribuição para que as eleições mais importantes e decisivas da nossa jovem democracia fossem íntegras e respeitadas já está marcada na história!", destaca Flávia Pellegrino, Coordenadora Executiva do Pacto pela Democracia.

 

O Pacto na defesa do processo eleitoral de 2022

Desde 2019, o Brasil enfrentou uma série de desafios democráticos, incluindo ataques sistemáticos aos direitos fundamentais e uma campanha intensa de desinformação destinada a minar a confiança no sistema eleitoral. Em resposta a essa crise, o Pacto desenvolveu uma estratégia abrangente para monitorar e mitigar riscos à integridade eleitoral. A ação reuniu uma ampla coalizão de atores da sociedade civil, incluindo membros de sindicatos e acadêmicos, promovendo campanhas de conscientização e disseminando informações precisas para combater a desinformação.

A Vigília Cívica, organizada na Ordem dos Advogados do Brasil e endossada por 35 organizações, foi a grande ação em destaque realizada pelo Pacto durante o primeiro e segundo turno eleitoral, quando mais de 120 pessoas se reuniram para monitorar o processo eleitoral brasileiro de 2022 e garantir o respeito ao resultado das urnas.

 

“Ter este reconhecimento internacional demonstra mais uma vez a força de nossa rede e reforça a importância que a ampla mobilização da sociedade civil brasileira teve para garantir a realização de eleições íntegras, mesmo frente a tantas ameaças”, enfatiza Margarida Gorecki, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Pacto pela Democracia.


Sobre o prêmio

O prêmio “World Justice Challenge 2024" destaca projetos que possuem potencial de replicação e de grande impacto na defesa da democracia em todo mundo. A premiação possui quatro categorias: processos eleitorais e transições de poder governamental; instituições de justiça; mídia livre e informações confiáveis; e engajamento juvenil. Na fase final da competição, os finalistas irão apresentar seus projetos, no segundo semestre, em Chicago (EUA).

O World Justice Project é uma organização independente e multidisciplinar que trabalha para criar conhecimento, aumentar a conscientização e estimular ações para promover a defesa do Estado Democrático de Direito.

Para mais informações, visite o site oficial do World Justice Challenge.