Orgulho do voto, orgulho da democracia, orgulho do Brasil
Orgulho do voto, orgulho da democracia, orgulho do Brasil
Neste domingo, mais de 150 milhões de brasileiros deverão ir às urnas para registrar seu voto. É fundamental que o processo eleitoral transcorra de forma pacífica para que os eleitores possam fazer suas escolhas de forma livre e soberana.
Ao longo das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem conduzindo as nossas eleições em absoluta conformidade com a Constituição Federal. O sistema eleitoral brasileiro é uma referência de processo ágil e confiável em todo o mundo e as urnas eletrônicas têm se mostrado a forma mais segura e rápida de apurar a vontade do eleitor.
A Justiça Eleitoral, exercendo as prerrogativas que lhe foram conferidas, tem envidado esforços para garantir que os eleitores não sejam expostos a informações falsas difundidas com o propósito de macular o processo democrático, sancionando ambas as campanhas por práticas incompatíveis com a legislação eleitoral.
As organizações que realizam a vigília democrática vêm a público manifestar seu total apoio às instituições que têm zelado pela integridade do nosso processo eleitoral. São entidades apartidárias que têm atuado de forma consistente e independente ao longo de sua história na construção, na defesa e no aprimoramento da democracia.
Hoje, às vésperas do encerramento do processo eleitoral de 2022, concentramos esforços para que as eleições do próximo domingo transcorram de maneira pacífica e para que os resultados soberanos das urnas sejam plenamente respeitados, assim como proclamados pelo Tribunal Superior Eleitoral.