A democracia brasileira sofreu mais um grave ataque na noite de 13 de novembro de 2024. O recente atentado na Praça dos Três Poderes ecoa a sanha golpista que ganhou terreno ao longo dos últimos anos, teve seu ápice na tentativa de ruptura democrática em 8 de Janeiro de 2023 e que vem sendo normalizada em nosso país. O Pacto pela Democracia lamenta, condena e repudia mais um episódio de violência contra as instituições brasileiras.
Este não foi um ato isolado ou de desespero individual. São claras as referências do autor a fatos, símbolos e palavras de ordem similares aos que mobilizaram milhares de pessoas na tentativa de golpe do ano passado e que continuam presentes no debate público até hoje. Não há lobo solitário, há uma alcateia antidemocrática que vem contaminando a arena política e negociando a sua própria anistia no Congresso Nacional.
A história demonstra que o esquecimento é o caminho para a repetição. Não há mais espaço para normalização do discurso político que fomenta o ódio, a intolerância e a radicalização que ameaçam o tecido social e a vida de todos os brasileiros. É fundamental garantir a responsabilização adequada de quem atenta contra o Estado Democrático de Direito e daqueles que incitam, financiam e articulam atitudes ofensivas à democracia.
A sociedade civil brasileira seguirá trabalhando de forma incisiva e permanente para a proteção do espaço democrático e condenando atos de radicalismo político. É fundamental que o Estado brasileiro siga vigilante às escaladas de violência e à ameaça da qual nossa democracia segue vítima.
Sem anistia.