Carta aberta ao Presidente Jair Messias Bolsonaro
Excelentíssimo Presidente da República,
Atribuir a terceiros a autoria de eventos pelos quais se é responsável é uma prática tão comum quanto nefasta. É com profunda indignação que as organizações abaixo assinadas recebem a falaciosa e gravíssima declaração proferida por vossa excelência na manhã desta quarta-feira (21/8) em que insinua sem quaisquer provas que organizações não governamentais poderiam ser responsáveis pelas queimadas em curso na Amazônia como forma de denunciar o governo em âmbito internacional.
Vossa Excelência ocupa o cargo de Presidente da República e, portanto, está entre suas responsabilidades defender e preservar um meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme explicita nossa Constituição Federal.
A recente acusação por si só já nos desperta imenso repúdio, e se torna ainda mais grave por não se tratar de um episódio isolado. A sugestão de que a atuação das ONGs no Brasil é marcada por práticas espúrias vem sendo enunciada de forma recorrente e absolutamente infundada por vossa excelência. Infelizmente, ela parece seguir a trilha de quem também declarou o desejo de varrer do Brasil todos os ativismos.
O sentimento é de ultraje quando entidades que se dedicam de forma plena e abnegada à defesa e à produção do bem público são frontalmente atacadas e acusadas injustamente de serem responsáveis pelos malefícios que tanto trabalham para combater. Lamentavelmente no Brasil, realizar este corajoso trabalho em numerosos casos significa também a exposição e o risco às vidas daqueles que se devotam a zelar pela construção de um país mais justo, íntegro, humano e respeitoso de seus recursos, do meio ambiente e das liberdades.
As ONGs deveriam ser consideradas aliadas do governo em inúmeras agendas fundamentais para a construção de uma sociedade próspera, digna e desenvolvida. Reiteramos, portanto, que se há aspiração genuína e ações concretas com vistas à defesa do interesse público e ao enfrentamento de ações ilegais, o governo precisa respeitar, valorizar e buscar colaborar com a sociedade civil organizada. Estamos aptos e dispostos a somar esforços pelo Brasil.
Assinam esta carta:
- 342 Amazônia
- 342 Artes
- Advocacy Hub
- Agenda Pública
- Atados
- Bancada Ativista
- BrCidades
- Casa Fluminense
- CEDAPS
- CENPEC
- Cidade Escola Aprendiz
- Delibera Brasil
- Engajamundo
- Frente Favela Brasil
- Fundação Tide Setubal
- Gestos-Soropositividade, Comunicação e Gênero
- Gregaria (Argentina)
- Habitat para a Humanidade Brasil
- Hivos - Organização Humanista para Mudança Social
- Imargem
- Instituto Alana
- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec
- Instituto Cidade Democrática
- Instituto Construção
- Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD
- Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano
- Instituto de Governo Aberto
- Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
- Instituto Luísa Mell de Proteção aos Animais e Meio Ambiente
- Instituto Physis - Cultura & Ambiente
- Instituto Socioambiental - ISA
- Instituto Update
- Instituto Vladimir Herzog
- Mapa Educação
- Move Social
- Movimento Acredito
- Movimento Boa Praça
- O Instituto
- Open Knowledge Brasil
- Oxfam Brasil
- Pacto Organizações Regenerativas
- Política Viva
- ponteAponte
- Programa Cidades Sustentáveis
- Rede Conhecimento Social
- Rede Justiça Criminal
- Rubens Naves Santos Jr Advogados
- SOS Mata Atlântica
- Szazi Bechara Storto Rosa Figueiredo Lopes Advogados
- TETO Brasil
- Transparência Brasil
- Uneafro
- Urbanismo Vivo (Argentina)
- Vote Nelas

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Atualmente contamos com mais de 120 organizações em nossa rede, com temáticas e posicionamentos diversos.
Enviamos gratuitamente uma newsletter semanal para mais de 100 mil pessoas, com artigos, entrevistas, eventos e oportunidades sobre a democracia no Brasil e no mundo.