Ações do Pacto pela Democracia em 2022 vencem Premiação internacional

Coalizão que reúne organizações da sociedade civil foi premiada no World Justice Challenge pelos esforços em defesa da integridade do processo eleitoral

broken image

O Pacto pela Democracia foi o grande vencedor do prêmio World Justice Challenge 2024, que destacou projetos que possuem potencial de replicação e de grande impacto na defesa da democracia em todo o mundo. O anúncio foi feito na quinta-feira (1), em Chicago, Estados Unidos.

A coalizão foi a vencedora na categoria “Processo Eleitoral” por conta de suas ações e esforços para proteger a integridade das eleições no Brasil em 2022, em meio às crescentes ameaças à democracia sob a presidência de Jair Bolsonaro. No total, foram mais de 400 iniciativas inscritas, de 109 países, divididas em 4 categorias.

Além de campanhas para combater a desinformação, constante diálogo com os poderes, durante os dias de votação foi realizada uma ação chamada “Vigília Cívica", que reuniu, diariamente, mais de 120 pessoas para monitorar o processo eleitoral brasileiro, garantir a segurança e o respeito ao resultado das urnas.

A assertividade da articulação criou métodos públicos e de bastidores, que podem ser reproduzidos em diferentes contextos pela defesa e aprimoramento da democracia.

"Defender o processo eleitoral de 2022 foi um dos maiores desafios da nossa história política recente. E receber o reconhecimento da articulação inédita de organizações da sociedade civil, sobretudo em 2024, tem um significado enorme, já que esse tipo de estratégia que objetiva o aprimoramento das bases e alicerces da democracia é amplificada internacionalmente", Flavia Pellegrino, coordenadora executiva do Pacto pela Democracia.

A experiência de articulação e coordenação do Pacto pela Democracia em 2022 estão sintetizadas e organizadas no “Guia pela Democracia: pela defesa do processo eleitoral”, primeira publicação publicação de uma série que irá abordar ainda a criação de coalizões pró-democracia, estratégias de incidência, mobilização da sociedade civil e respostas rápidas a ataques contra o estado democrático de direito.

“A articulação promovida pelo Pacto pela Democracia, durante o processo eleitoral de 2022, culminou na mobilização de uma ampla coalizão composta por mais de 200 organizações da sociedade civil com um grupo plural de atores de diversos espectros políticos: juristas e acadêmicos, movimentos sociais e entidades sindicais, além de entidades e figuras de relevância histórica na defesa do Estado Democrático de Direito. Foi uma configuração inédita, histórica e fundamental para a garantia da integridade do processo eleitoral de 2022”, avalia Margarida Gorecki, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Pacto pela Democracia.

Sobre o prêmio

O World Justice Project é uma organização independente e multidisciplinar que trabalha para criar conhecimento, aumentar a conscientização e estimular ações para promover a defesa do Estado Democrático de Direito.

O prêmio “World Justice Challenge 2024" destaca projetos que possuem potencial de replicação e de grande impacto na defesa da democracia em todo mundo. A premiação possui quatro categorias: processos eleitorais e transições de poder governamental; instituições de justiça; mídia livre e informações confiáveis; e engajamento juvenil.